“Precioso dom que recebemos é um bem para a arquidiocese que, aberta à dimensão universal da Igreja, se torna sinal para os novos tempos”
Dom Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro
Como legado da Jornada Mundial da Juventude
O Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater do Rio de Janeiro foi erigido canonicamente aos 03 de novembro de 2013 pelo nosso arcebispo Dom Orani João Cardeal Tempesta O. Cist, na Solenidade de Todos os Santos, com o objetivo de preparar na nossa arquidiocese presbíteros para a Nova Evangelização para o Rio de Janeiro, o Brasil e todo o mundo. Nesta ocasião, Dom Orani disse: “Como legado da Jornada Mundial da Juventude, o novo seminário surge com a vocação de levar o Evangelho a todas as nações, especialmente à Ásia. Precioso dom que recebemos, é um bem para a arquidiocese que, aberta à dimensão universal da Igreja, se torna sinal para os novos tempos”.
Desde a chegada inicial dos primeiros seminaristas e formadores, em dezembro de 2011, já se passaram dez anos! “Temos muitos motivos para agradecer a Deus por diversos sinais de Seu amor e Providência” – afirma o padre Marcos André N. Silva, reitor do seminário, recordando o quanto a Igreja tem sido, de fato, uma mãe que gera pela Palavra de Deus e pelos Sacramentos para a Vida Eterna.
Além dos cursos de filosofia e teologia, pertencentes à formação acadêmica e que são realizados juntamente ao Seminário São José no Rio Comprido, os seminaristas continuam redescobrindo a riqueza do batismo através do itinerário de iniciação à vida cristã no Caminho Neocatecumenal e fazem um período de missão dentro e fora do Brasil antes de serem ordenados.
Os Seminários Missionários Redemptoris Mater são seminários diocesanos e missionários. São um dos inúmeros frutos da renovação desejada pelo Concílio Vaticano II, como encontramos na Presbyterorum Ordinis nr. 10: “Lembrem-se os presbíteros que cabe a eles a solicitude por todas as igrejas… E onde isso se tornar necessário – por falta de clero – facilite-se não só uma funcional distribuição dos presbíteros, mas também a prática de iniciativas especiais em favor de certas regiões ou nações ou até de todo o mundo. Para essa finalidade poderá ser útil à criação de seminários internacionais para o bem de toda a Igreja…”.
Com sede no bairro da Tijuca, na Rua Conde de Bonfim, 951, o seminário conta atualmente com 14 seminaristas, provenientes do Brasil, México, Espanha e Burkina Faso, tendo já acolhido seminaristas que atualmente continuam sua formação na África, Ásia e Europa. Esta internacionalização é um fato característico do Seminário Redemptoris Mater e torna visível a missão universal da Igreja em fazer as nações discípulas de Cristo (cf. Mt 28, 19-20).
Durante a pandemia, o seminário transmitiu a celebração da Santa Missa semanalmente, também em espanhol e polonês. A quarentena tem sido a ocasião de voltarmo-nos mais a Deus e criar a comunhão fraterna com ajuda da Eucaristia diária, a Liturgia das Horas, a perscrutação da Palavra, os estudos on-line e os trabalhos de biblioteca, limpeza, lavanderia e ajuda na cozinha. Neste período, os próprios seminaristas, renovaram a pintura da Capela do Santíssimo, cuidaram do jardim e também criaram uma horta em nossa casa. Rezamos pelo mundo todo, a fim de que Deus mesmo suscite bons frutos deste tempo de provações e diversos sofrimentos pelo qual a humanidade está passando. Agradecemos e pedimos orações em intenção dos seminaristas e formadores. A paz de Cristo!
Pe. Marcos André – Reitor